Como aumentar as vendas da sua lanchonete?

Como aumentar as vendas da sua lanchonete?

Já pensou que é possível aumentar as vendas de sua lanchonete utilizando algumas dicas simples e se inspirando em grandes redes? Isso pode acontecer, mesmo que a sua lanchonete ainda não seja muito grande ou conhecida.

Desde que você conheça algumas estratégias e as consiga coloca-las em prática, em pouco tempo, novos clientes serão atraídos e as vendas crescerão. Com certeza, qualquer dica que faça a sua lanchonete prosperar é muito bem-vinda — então, que tal aprender algumas delas?

Invista no seu cardápio para aumentar as vendas

Não é preciso ter um cardápio extremamente variado, porém oferecer apenas duas ou três opções não é o suficiente para agradar todos os cliente. Tenha uma quantidade razoável de produtos para que possa atender a gostos variados.

Contudo nunca deixe a qualidade de lado, ela é ainda mais importante. Trabalhe apenas com produtos que tenham uma ótima procedência e que proporcionem sabores agradáveis.

Agora se quer mesmo chamar a atenção, é sempre bom ter um ou dois itens no cardápio que são diferenciais — pode ser prato exótico ou mesmo um molho com sabor único, o importante é que ele seja referência e e um grande chamariz aos consumidores.

Tenha um atendimento de excelência para conquistar o cliente

Se os atendentes estiverem sempre de mau humor e sem vontade de atender, os clientes perceberão e terão vontade de ir embora. É preciso investir em treinamento eficiente para que o atendimento possa ser excepcional e cativante.

Dê a atenção que o cliente merece e faça com que ele se sinta recebendo um atendimento VIP e personalizado. Fazer sugestões e indicar alguns pratos do cardápio podem facilmente agrada-los. Para que o atendimento fique completo, ele deve ser descontraído e bastante ágil — afinal, ninguém quer esperar quando está com fome, certo?

Mantenha tudo muito limpo para não espantar os clientes

Quando se chega em uma lanchonete, o mínimo esperado que ele seja limpo, já que não podem restar dúvidas quanto à qualidade da higiene. Por isso adote todos os cuidados com a saúde alimentar e limpeza, desde as mesas até os banheiros.

Ao perceber esse cuidado, o cliente se sente mais confiante em frequentar o lugar, sabendo que o alimento é bem preparado e seguro.

Proporcione um ambiente adequado para seu público se sentir bem

Ter um ambiente adequado ao seu cliente é muito importante: Se vai atender aos jovens, é preciso ter um ambiente mais descontraído; Já se a ideia é atender as famílias, então deve-se pensar em todas as faixas etárias.

Quanto mais à vontade as pessoas se sentirem, mais tempo elas permanecerão em sua lanchonete consumindo seus produtos. Além disso, quando são bem recebidas e acolhidas, as pessoas acabam voltando e ainda indicam para outras para frequentarem seu negócio.

Por isso opte sempre por equipamentos e mobiliários profissionais que agradem seu público-alvo e o auxiliem na produção e serviço de seus pratos.

Crie promoções e fidelize os clientes para que fiquem mais atraídos

Não há quem não goste de promoções, ainda mais se elas forem muito saborosas. Por isso disponibilize combos com lanches e bebidas, ou faça combinações com outros itens do cardápio. Assim, ao pedir por esses combinados, os clientes terão a ideia de estarem se beneficiando, enquanto sua lanchonete estará realizando vendas maiores.

Os programas de fidelidade também são excelentes formas de manter os cliente atraídos por seu negócio. Tenha, por exemplo, um cartão de fidelidade, onde toda vez em que o cliente consumir, ele ganha um selo. Ao juntar um determinado número de selos ele poderá trocar por algum item do cardápio gratuitamente.


Existem outras maneiras de faturar mais em sua lanchonete, porém essas dicas já darão uma ótima ideia de onde começar. Para que você não fique para trás, esteja sempre atento aos concorrentes e não tenha medo de se inspirar nas ideias que proporcionam bons resultados.

Agora que já sabe como aumentar as vendas na lanchonete, que tal baixar nosso e-book sobre as 4 dicas para profissionalizar o seu negócio de alimentação? Não perca essa oportunidade!