Como qualificar sua equipe de cozinha com baixo-custo?

Como qualificar sua equipe de cozinha com baixo-custo?

Você sabia que cerca de 50% dos negócios de alimentação fecham as portas com menos de 2 anos devido também à falta de profissionalização da equipe de cozinha?

Pois é, esses dados intimidadores revelam a grande dificuldade que os novos empreendedores possuem em gerir suas cozinhas e negócios. Dificuldade essa proveniente da falta de qualificação tanto da liderança como dos liderados.

Percebemos assim a importância da instrução no meio dos profissionais de gastronomia, seja na gestão como nas operações de um negócio de alimentação.

Um time instruído colabora para que um empreendimento se torne sustentável e tenha chances de alcançar o sucesso frente às adversidades naturais do mercado, seja ele um chefe de cozinha ou um garçom que servirá em seu restaurante.

Por isso nesse artigo daremos dicas de como qualificar você e sua equipe de maneira adequada ao seu negócio, seja com cursos, eventos, materiais de baixo custo, gratuitos ou de livre acesso. Veja!

Cursos superiores de gastronomia

Os cursos superiores de gastronomia normalmente exigem maior investimento e tempo disponíveis que as demais opções. Porém sua vantagem é a disponibilização certificado, alguns até validados pelo MEC.

Geralmente estes cursos tecnólogos ou de bacharelado possuem a duração de 2 a 4 anos, podendo ser presenciais ou no modo de educação à distância. Eles exigem mais tempo dos alunos, podendo requerer até 18 horas de carga de estudos semanal.

Estes normalmente são ofertados por faculdades, centros universitários ou universidades, podendo elas ser públicas e gratuitas ou possuírem mensalidades que variam de R$400,00 a R$1.200,00. Algumas instituições de ensino oferecem até 20% de desconto para comerciários associados, como é o caso do Senac SP.

Os cursos superiores na área de gastronomia mais conhecidos são:

  • Bacharelado em Gastronomia
  • Bacharelado em Nutrição
  • Tecnologia em Gastronomia

Estes cursos são recomendados para aqueles que desejam ter uma formação superior, possuem maior disponibilidade de tempo e podem investir mais recursos financeiros em educação profissional.

Cursos de técnicos de gastronomia

Os cursos técnicos possuem a duração média de 18 a 24 meses, são presenciais e possuem cargas horárias semanais parecidas com a dos cursos superiores.

A média de investimento nesses cursos pode variar bastante, podendo até ser fornecidos gratuitamente por escolas técnicas estaduais.

Os cursos técnicos mais populares na área de gastronomia são:

  • Técnico em Confeitaria
  • Técnico em Cozinha
  • Técnico em Nutrição

Estes cursos oferecem uma formação em menor tempo se comparado com um curso superior e também disponibilizam certificados, porém ainda necessitam de longas horas de estudo semanais.

Cursos livres de gastronomia

Atualmente existem diversos cursos livres de curta duração na área de gastronomia. Estes custos podem ter a duração de poucas horas até alguns meses.

A vantagem desse tipo de curso é variedade de temas apresentados. A lista realmente é muito extensa. Veja apenas alguns deles:

  • A Estética do Prato
  • Cozinha Vegetariana
  • Doçaria Brasileira
  • Food Design
  • Formação de Sommelier
  • Hambúrguer Gourmet

Diferente dos outros modos de aprendizado, os cursos livres podem trazer resultados a curtíssimos prazos ao seu restaurante ou negócio de alimentação a um custo muito menor.

Materiais e Eventos Gratuitos de Gastronomia

Não se preocupe se suas finanças não permitem grandes gastos no momento, pois qualificar sua equipe não requer necessariamente grandes investimentos em complexos programas de treinamento.

Invista primeiramente na instrução básica: Procure por artigos, e-books, vídeos, cursos e eventos especializados oferecidos gratuitamente por empresas do segmento.

Normalmente estes são oferecidos por fornecedores de insumos, matérias primas e equipamentos, sendo muito úteis para te ajudar numa qualificação inicial.

Nós da Mobikit desenvolvemos constantemente eventos e materiais ideais para quem deseja se atualizar no mercado, aprender novas tecnologias ou treinar sua equipe de cozinha. E o melhor: Tudo gratuitamente!

Falando nisso, você pode se inscrever agora no formulário abaixo para receber informações sobre todos os eventos e materiais ofertados gratuitamente pela Mobikit.

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

O primeiro e-book que recomendamos a leitura trás 4 dicas justamente sobre a profissionalização do seu negócio, e você poderá baixa-lo gratuitamente.

Assim você poderá qualificar sua equipe e a si mesmo sem investir praticamente nada. Basta você se dedicar nos estudos e repassar os conteúdos mais relevantes para o seu negócio a sua equipe.

Estudante Curso Gastronomia para Qualificação

Lembre-se: Escolha a forma de aprendizado que melhor se adequa ao seu bolso, agenda e negócio. Planeje-se e torne seu negócio mais profissional qualificando sua equipe de cozinha.

Agora é sua vez de falar: Como você costuma qualificar sua equipe e quais têm sido suas dificuldades nessa tarefa? Converse conosco nos comentários abaixo.