Saiba como contratar garçons para o seu restaurante

Saiba como contratar garçons para o seu restaurante

Um dos aspectos fundamentais para o sucesso do seu restaurante é poder garantir um bom atendimento aos clientes. Para isso, ter garçons simpáticos e prestativos é indispensável para qualquer estabelecimento! Afinal, são os garçons que representam seu estabelecimento, pois lidam diretamente com sua clientela.

Vemos assim que é essencial contratar profissionais qualificados e habilidosos. Neste post, reunimos algumas dicas de como contratar garçons para o seu restaurante, churrascaria, lanchonete ou qualquer negócio de alimentação.

Conheça seu restaurante

Antes de contratar os funcionários, é fundamental conhecer seu restaurante profundamente. Senão, você pode até encontrar ótimos candidatos para a função, mas que não se adequem ao perfil do seu restaurante.

É preciso definir qual é o tipo do seu estabelecimento, o perfil de cliente que o frequenta e qual é o cardápio servido. Conhecer melhor as características do seu estabelecimento, torna mais fácil a tarefa de encontrar os profissionais adequados para trabalhar com você e compatíveis com o sua marca.

Essa dica é bem exemplificada pela foto abaixo, onde mostra os funcionários contratados pelo Porpino Burguer, uma hamburgueria que atende um público jovem e descolado na região norte do país. Você pode perceber o estilo dos funcionários, representando bem a imagem do restaurante e que serão bem receptíveis pelo público-alvo.

Garçons compatíveis com o estabelecimento

Pense nos critérios de seleção

Também é muito importante que você tenha em mente quais qualidades e habilidades um garçom deve ter para trabalhar em seu restaurante. Vale lembrar que algumas características são essenciais em todos os casos, como boa comunicação e conhecimentos técnicos.

Portanto, pense em quais atributos adicionais você gostaria que seu garçom tivesse e busque encontrar o profissional mais adequado a esse perfil. Contudo, não seja tão rigoroso — talvez os candidatos não tenham exatamente as características que você procura. Saiba, também, dar a oportunidade para que um bom candidato se desenvolva e se torne um excelente garçom.

Faça um bom processo seletivo

Muitas vezes o restaurante necessita urgentemente de novos garçons, então é feito um processo seletivo rápido. Porém, a pressa pode sair mais cara no futuro: esses profissionais vão lidar diretamente com seus clientes e, portanto, devem ser muito bem escolhidos.

Um processo seletivo completo é essencial para contratar um profissional qualificado. O processo de escolha deve envolver um recrutamento eficiente e focado, acompanhado de uma boa análise de currículos e entrevistas muito bem realizadas.

No processo de recrutamento, busque profissionais que já se encaixem no perfil que você procura. A partir disso, analise os currículos dos garçons, identificando os melhores candidatos para o cargo.

Por último, a entrevista é fundamental para conhecer melhor os concorrentes. Por meio dela você poderá identificar as habilidades de comunicação e as expectativas do candidato em relação ao cargo.

Lembre-se sempre de que vale a pena demorar um pouco mais no processo de contratação do que fazê-lo apressadamente e não selecionar a pessoa adequada ao cargo.

Lembre-se que treinamento é fundamental

Investir em um processo de contratação rigoroso garante que você escolherá bons profissionais. No entanto, é necessário que os garçons sejam treinados constantemente para oferecerem o melhor atendimento. Talvez, você contrate um excelente garçom, mas que ainda precisa desenvolver certas habilidades.

Por isso, é essencial que os garçons contratados participem de cursos, como os de atendimento e de agilidade, para que eles se tornem cada vez melhores. Invista sempre em capacitações para seus profissionais e garanta que eles sejam ótimos atendentes para seu restaurante.

Valorize o garçom contratado

Não se esqueça de contribuir com a adaptação do garçom contratado. Nesse sentido, é muito importante valorizá-lo oferecendo um bom ambiente de trabalho, salário justo e oportunidades de crescimento.

Sabemos que, quando o profissional se sente reconhecido e valorizado em seu ambiente de trabalho, ele se motiva e busca sempre melhorar seu desempenho. Isso fará com que o atendimento em seu restaurante seja ainda melhor — portanto, não se esqueça de valorizar seu trabalho e oferecer todo auxílio necessário.

Agora que você já sabe como contratar garçons para o seu restaurante, não deixe de investir na melhoria de seu atendimento! E, para saber mais dicas como essas, assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Imagem: Porpino Burger